Histórico

   

O CMEI "Arcelina Ana de Pina situada na Ilha dos Valadares no bairro 7 de setembro, rua 47 . Inicialmente era uma Instituição Filantrópica, cujo prédio pertencia à Prefeitura Municipal. Durante muitos anos a instituição atendeu a comunidade, onde está localizada, prestando um serviço precioso por atender as necessidades dos pais que buscavam assegurar para seus filhos um local seguro e que possibilitasse o desenvolvimento físico,psíquico e social, enquanto pleiteava o sustento da família.

Infelizmente a entidade mantenedora, começou a enfrentar sérios problemas financeiros, sendo impossibilitada de dar continuidade ao trabalho desenvolvido. A partir de dezembro de 2008 os responsáveis acharam por bem devolver o prédio aos órgãos públicos passando então à Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação que assumiu a direção tornando-se Centro Municipal de Educação Infantil “ Arcelina Ana de Pina “ tendo sua deliberação de funcionamento protocolada sob nº 9643 de 13 de abril de 2010 a fins de renovação da autorização junto à Secretaria Municipal de Educação e Ensino em tempo Integral


O centro de Educação Infantil, Arcelina Ana de Pina surgiu do trabalho voluntário dos Pastores José Cassimiro de Pina, Evangelista Francisco de França e outros. Em 16 de setembro de 1969, através da Assistência Social do Homem Rural da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo sua sede e fórum na cidade de Paranaguá – Pr., na rua Antônio Pereira 290 – bairro Jacarezinho.

Desde então se realizava trabalho junto ao homem do campo, viúvas, famílias carentes e outras áreas sociais. Surgindo no ano de 1993 um convite feito pelo então secretário da Secretaria da Criança e do Adolescente Massamy Takayama, para que administrássemos uma Creche na Ilha dos Valadares. A partir daí começamos uma jornada árdua, mas gratificante com crianças de 02 á 06 anos de idade da comunidade, andando devagar mas com muita garra atendíamos na época em média 20 crianças. Tratando-se de uma entidade sem fins lucrativos, os membros da diretoria não recebem qualquer renumeração.

No ano de 1997 foi concedido pelo Núcleo Regional de Educação de Paranaguá o funcionamento da Pré Escola, podendo assim atender na faixa de 70 crianças diariamente. Atualmente trabalhamos com crianças de 03 a 06 anos de idade, sendo a Entidade registrada com cartório de registros de Títulos e Documentos de Paranaguá – Pr. Sobe o nº 2324 livro A 10.